LAUDOS TÉCNICOS
É o sistema responsável por captar, direcionar e dissipar as descargas atmosféricas. Sua finalidade é proteger as edificações, bem como as pessoas e os equipamentos no interior das mesmas, dos riscos oriundos da incidência direta dos raios.
As medições de resistência de aterramento e de continuidade dos condutores do SPDA são realizadas através de equipamento em conformidade com as exigências normativas, com certificado de calibração emitido por órgão competente. Os resultados das medições são emitidos com Anotação de Responsabilidade Técnica – ART – e Certificado de Aferição do equipamento, ambos anexados ao Laudo Técnico.
Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas projetado e executado de acordo com as normas técnicas.
Continuidade elétrica dos sistemas de captação, descida, aterramento e equipotencialização.
Segurança patrimonial: fornecer um caminho seguro para correntes oriundas de descargas atmosféricas, reduzindo o risco de incêndios e danos materiais.
Segurança pessoal: proteger as pessoas localizadas no interior da edificação contra os riscos da incidência direta dos raios.
É um dos componentes do Relatório Técnico de Inspeções (RTI), documento constituinte do Prontuário das Instalações Elétricas (PIE), abordado no subitem 10.2.4 alínea “g” da NR 10.
O laudo deve se basear nos dados de inspeção, medição e ensaio realizados na documentação técnica e nas instalações elétricas da empresa com a finalidade de avaliar a sua conformidade com a Norma Técnica Brasileira ABNT NBR 5410 (Instalações elétricas em baixa tensão), NBR 14039 (Instalações elétricas em média tensão), NBR IEC 60079 (Atmosferas explosivas), NR 10, entre outras normas.
Objetivos:
Adequação a NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, do Ministério do Trabalho e Emprego.
Responsabilidade social da empresa.
Empresas comerciais ou industriais que desejam se creditar do ICMS destacado em suas faturas de energia elétrica devem possuir laudo técnico quantificando o consumo de energia elétrica destinado ao processo de transformação.
O laudo técnico deve ser emitido por empresa ou profissional habilitado.
O consumo de energia elétrica de setores administrativos não são passíveis de crédito do ICMS.
Valores compensados com débitos vincendos do ICMS.
Retroatividade do crédito do ICMS .
O sistema de aterramento elétrico de uma edificação é responsável por fornecer segurança contra riscos de acidentes fatais, na ocorrência de uma falha ou falta (curto-circuito), além de garantir confiabilidade à instalação elétrica.
A Norma Regulamentadora n° 10 (NR 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade) exige que sejam realizadas inspeções e medições no sistema de aterramento elétrico, bem como nas documentações relativas ao seu projeto. Os esquemas de aterramento, bem como suas características e requisitos técnicos, são definidos nas normas técnicas NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão, NBR 14039 – Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV, NBR 5419 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas, além das normas de segurança contra incêndios do Corpo de Bombeiros, normas particulares das concessionárias de energia, entre outras.
A WCAD.ENGENHARIA elabora laudo técnico de inspeções e medições do sistema de aterramento elétrico da edificação, de acordo com as metodologias prescritas na norma técnica NBR 15749 – Medição de resistência de aterramento e de potenciais na superfície do solo em sistemas de aterramento – e em documentações específicas sobre o tema.
As medições de resistência de aterramento e de continuidade dos condutores de proteção são realizadas através de equipamento em conformidade com as exigências normativas, com certificado de calibração emitido por órgão competente. Os resultados das medições são emitidos com Anotação de Responsabilidade Técnica – ART – e Certificado de Aferição do equipamento, ambos anexados ao Laudo Técnico.
Valores de resistência elétrica (resistência ôhmica) dentro dos limites exigidos.
A termografia está fundamentada na manutenção “Preventiva e Preditiva” em diversos segmentos, tais como: indústrias metalúrgicas, químicas, têxteis, siderúrgicas, plásticos, cimento, petroquímicas, papel e celulose, condomínios comerciais e residenciais, etc. Dadas suas características de fácil visualização e velocidade, a termografia permite a inspeção de grande quantidade de equipamentos em “curto espaço de tempo”. Nas imagens abaixo, exemplificamos a termografia em algumas áreas importantes para manutenção elétrica:
Manutenção em cabines primárias
Instalação de grupo geradores com auxílio de guindaste
Vantagens:
– Redução da manutenção corretiva (Reativa);
– Redução no consumo de energia elétrica e aumento da confiabilidade do sistema elétrico;
– Redução no custo de manutenção;
– Aumento da VIDA ÚTIL das partes e dos componentes das máquinas.
Conectando soluções elétricas para trazer segurança e economia
Telefone: 55 (11) 9 9942-2716